Sites Grátis no Comunidades.net
Crie seu próprio Site Grátis! Templates em HTML5 e Flash, Galerias em 2D e 3D, Widgets, Publicação do Site e muito mais!

rogiel pereira silva



Total de visitas: 54059
Trabalho do livro Helena

Livro helena - Machado de Assis

BIOGRAFIA DO AUTOR
As obras de Machado de Assis costumam ser divididas em fases: a romântica ou de amadurecimento, o autor ainda se mostra preso a alguns princípios da escola romântica; na Segunda, chamada fase realista ou de maturidade, onde predominam idéias realistas. Porém a obra Helena se enquadra na 1ª fase, onde nos prenderemos.
Em "Helena", o autor fala de seu drama pessoal de ter uma condição pobre, e da ambição de fugir desta situação. Ao mesmo tempo, ele sutilmente cita um relacionamento amoroso pessoal através de uma personagem feminina. Em "Americanas", uma poesia nacionalista, nota-se o forte cuidado com a forma e a língua, característica marcante de Machado de Assis.
Machado de Assis foi um ótimo crítico literário, principalmente de sua própria obra:
Observa-se, portanto, que o próprio autor nos dá a dimensão exata das fases de sua obra, situando as da 1ª fase, nostalgicamente lembrada como uma época de fé ingênua; apesar de romanescos, essa obra já questionara característicos de casamento por interesse e uma ligeira preocupação psicológica.
Como nos demais romances, Machado de Assis evidência seu grande interesse pela análise psicológica dos personagens, caracterizando-os de forma indireta, através dos gestos, atitudes e fatos aparentemente sem importância.
É a gama destes problemas que Machado de Assis destila sibilinamente neste romance.

PERSONAGENS
- HELENA: Protagonista; Era sensível, emotiva, romântica e muito forte, personagem esférica;
- ESTÁCIO: Suposto irmão de Helena;
- CONSELHEIRO VALE: Pai adotivo de Helena (O qual a deixa a herança);
- D. ÚRSULA: Irmã de Conselheiro Vale;
- EUGÊNIA: Queria se casar com Estácio;
- DR. CAMARGO: Pai de Eugênia e amigo da família;
- PADRE MELCHIOR: Amigo e confessor de Estácio;
- MENDONÇA: Amigo de Estácio;
- ÂNGELA: Mãe de Helena;
- SALVADOR: Legítimo pai de Helena;

Resumo do livro
Conselheiro vale era um homem rico, e tinha um caso amoroso com uma mulher que havia migrado do RS, ela tinha uma filha, Helena, A qual ele perfilha. Conselheiro Vale morre, e em seu testamento ele alegava que Helena era sua filha e que ela devia tomar seu lugar na família, todos acreditam nisso, porém helena sabe que não é verdadeiramente sua filha, mas na sua ânsia de ascender socialmente acaba aceitando isso. À princípio, D. Úrsula reage com um certo preconceito à chegada de Helena, mas no decorrer da narrativa ela vai ganhando o amor de D. Úrsula, Estácio porém, era um bom filho, e faz a vontade do pai sem indagar nada. Dr. Camargo acha aquilo um absurdo, pois ele queria casar sua filha, Eugênia, com Estácio para que eles se tornassem ricos às custas do dinheiro de Estácio, e mais um familiar só iria diminuir a parte da herança de Estácio. Helena toma seu lugar na família como uma mulher de fibra, uma verdadeira dona de casa, cuida muito bem de sua nova família, dirige a casa melhor do que D. Úrsula o fazia, e impressiona não só a família como toda a sociedade em geral, porque além de ser uma mulher equilibrada como poucas que existiam, era linda, sensível e RICA. Ao decorrer da narrativa, Helena vai impressionando mais e mais Estácio, e nisso acaba se apaixonando por ela, e ela por ele. Aí vem o questão X do livro, de um lado Estácio, se martirizando por se apaixonar por sua suposta irmã, o que era um pecado, e do outro Helena, também apaixonada por Estácio, esta sabia de toda verdade, mas não podia jogar tudo para o alto e ficar com ele, afinal havia recebido uma fortuna de herança. Neste ponto então surge Mendonça, que se apaixona por então pede Eugênia em casamento também para tentar esquecer Helena.
A família possuía uma chácara, e perto dessa chácara tinha uma casa simples, pobre, e Helena costuma a visitar sempre essa chácara, um dia Estácio resolveu seguí-la, e lá conheceu Salvador, e foi tirar satisfações sobre as visitas de Helena, Salvador começou a lhe contar uma grande história, e surpreendeu Estácio ao lhe revelar que Helena era sua filha, não de Conselheiro vale, e toda a História da vida de Helena até ali. Nesse mesmo dia Helena após uma forte chuva fica debilitada, á beira da morte, Estácio, tomado por seu forte amor vai cuidar de Helena e lhe faz essa declaração. Helena morre.

Criar um Site Grátis   |   Crear una Página Web Gratis   |   Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net